domingo, 30 de agosto de 2009

e para sobremesa.....


Pois é, não fui eu que fiz, mas fui eu que comi.......
Para quem não conhece este é o melão casca de carvalho, mais caro que o melão normal,....., quando sai bom, come-se até não haver mais, costuma ser muito picante,...., quando sai fraco, e como diz o meu pai, nem o porco o quer comer?????
Aqui fica um pouco da historia do melão:
Origem/História: O Melão é originário da África Central, com vários centros de diversificação secundários, tais como a Turquia, Arábia Saudita, Irão, Rússia, Índia e mesmo a Península Ibérica. A partir da África Central, o melão disseminou-se pelo Médio Oriente e pela Ásia Central. Esta cultura era cultivada pelos Egipcíos desde 2000 a 2700 a.C., assim como na Mesopotânia, e por volta de 1000 a.C. no Irão e na Índia. A cultura de melões foi introduzida na Europa pelos romanos mas não era muito apreciada, estando ausente da dieta medieval em toda a Europa à excepção da Península Ibérica onde foi introduzida e mantida pelos Árabes. No séc. XV um tipo de melão trazido da Arménia foi difundido pela Europa. O melão foi introduzido na América no séc. XV. por Colombo. Era considerado um produto de luxo nos anos 1950 na Europa, tendo o seu consumo e a sua produção desenvolvido de forma significativa desde a década de 1960 com a melhoria das técnicas culturais e o aparecimento de novas cultivares.
O Melão Casca de Carvalho ou Melão da Vilariça é uma excelente variedade de melão, muito característica em regiões do Norte de Portugal.
Como podem ver esta qualidade de melão tem muita história.
Este saiu muito bom, docinho e muito picante....

cataplana de coelho


Como já tinha dito na receita anterior, andei a fazer uma revisão nas receitas antigas e encontra-se sempre receitas novas.
Desta vez foi na revista cozinha de sucesso, adoro coelho e como os meus pais me dão e é caseiro, ainda melhor.
Faz-se assim: 1,5 kg de coelho aos pedaços;0,5lt vinho tinto; sal e pimenta; 1 c/ chá de colorau;1 malagueta; 1 raminho de salsa; 2 cebolas; 4 dentes de alho; 2 tomates maduros; 2 nabos; 1/2 pimento vermelho; 1/2 pimento verde; 1kg de batatas 1/2 chouriço ás rodelas; 1 dl de azeite.
Tempere a carne com vinho tinto, sal pimenta, o colorau, a malagueta cortada aos pedaços e a salsa. Deixe a tomar gosto até ao dia seguinte.
No próprio dia, coloque as cebolas, os alhos, o tomate, os nabos e os pimentos cortados aos pedaços numa cataplana. Transfira os sólidos da marinada para a cataplana. Junte mais salsa, as batatas descascadas e cortadas ás rodelas, e o chouriço.
Regue com o azeite e o liquido da marinada. Tape a cataplana e leve a cozinhar durante 50 minutos, em lume brando. Sirva quente.
Esta é a receita original, mas como não tinha nabo, substitui por marmelo, ficou uma delicia, experimentem.....

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

queques de cenoura


Estive a fazer uma revisão nas minhas revistas mais antigas e encontrei esta receita na revista mulher moderna na cozinha.
Ingredientes :550 gr de cenouras; 1,5 c/ sopa de manteiga; 200gr de açucar; 3 ovos; 70 gr laranja cristalizada; 200gr de farinha; 1c/ sobremesa fermento em pó; sumo de 1 laranja;
Descasque as cenouras, corte-as em pedaços e coza-as em água. Quando estiverem cozidas, escorra-as e triture, até obter um puré.
Reserve. Ligue o forno a 180º. Bata a manteiga com o açucar e adicione os ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição.
Junte o puré de cenoura, a laranja cristalizada( substitui por raspa de laranja),a farinha misturada com o fermento e, por fim, o sumo da laranja. Mexa bem e distribua o preparado por forminhas de papel frisado. Deixe repousar durante dez minutos. Leve ao forno durante 20 minutos. Sirva depois de frio.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

bacalhau á braga


Também há quem lhe chame bacalhau dos casamentos,mas o nome verdadeiro é bacalhau á braga.
Faz-se assim: passa-se o bacalhau por farinha e frita-se em óleo bem quente, deixam-do dourar bem de ambos os lados, reserva-se. Descasca-se batatas e partem-se em rodelas bem finas, fritam-se também em óleo bem quente até ficarem estaladiças,reserva-se.
Faz-se também um arroz branco,coloquei um pouco de azeite num tacho, deixei aquecer e juntei o arroz, adicionei sal e deixei fritar um pouco. Acrescentei depois água a ferver até tapar o arroz, deixa-se cozer até ficar sequinho.
O molho, leva-se um tacho ao lume com azeite e alho picado, quando ferver junta-se tomate maduro cortado em pedacinhos,uma folha de louro e um ramo de salsa, deixa-se cozer até o tomate estar bem desfeitinho, depois adiciona-se cebola em rodelas, tempera-se com sal e pimenta e refresca-se com meio cálice de vinho do porto, deixa-se apurar um pouco e está pronto.
Agora é só compor o prato ou travessa: se for travessa coloca-se o bacalhau no centro e as batatas em volta, rega-se o bacalhau com o molho, se for no prato, sugiro como podem ver na foto. Experimentem pois fica uma refeição deliciosa.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

dobrada com feijão branco/feijoada


Pois é apesar de estar calor fiz um pouco de dobrada para congelar, chamei-lhe assim porque a dobrada com feijão branco não leva carne, mas como o maridão não vai muito em dobrada, eu acrescentei a carne para ele não comer só feijão.
Então vamos lá ao que interessa, ou seja, á receita: de véspera temperei a carne com sal,alho,pimenta,louro e um pouco de vinho branco. Cozi a dobrada com sal, louro e rodelas de limão.
Depois no próprio dia fiz um refogado com bastante cebola, alho e pimento, tudo picado, e um pouco de azeite. Levei ao lume para refogar e acrescentei um pouco de polpa de tomate, deixei cozer. Relei com a varinha e acrescentei rodelas de chouriço e a cenoura em rodelas. Depois juntei a dobrada e a carne em pedacinhos,uma folha de louro, um ramo de salsa, deixei ferver e juntei o feijão, usei feijão enlatado e cozido,....., refogou um pouco para ganhar sabor. Temperei com sal e pimenta e desliguei. Costumo ter sempre feijoada ou dobrada congelada, dá um jeitão e sabe muito melhor depois.

croissant´s na mfp


Mais uma receita fantastica e desta vez retirei do blog da kindin, que aproveito para vos dizer que é muito bom, claro não desfazem-do o das outras meninas.....
A receita é esta : 65 ml de leite morno;65 ml água morna; 1 ovo batido;170 gr manteiga; 20 gr de açucar light; 1 c/ chá sal; 350 gr farinha; 1 pacote fermento seco; 1 ovo batido ou mel e açucar baunilhado para pincelar.
Colocar todos os ingredientes pela ordem indicada na cuba da mfp e colocar no programa massa.
Quando terminar deixar ficar uns 10 minutos.
Esticar a massa e cortar em triangulos para poder formar os croissant´s. enrole da parte mais larga para o bico e coloque num tabuleiro sobre papel vegetal, ligeiramente afastados.
Tape com um pano e deixe em lugar quente para fermentar mais um pouco( ou leve ao forno a 50º). Tenha o cuidado para não deixar fermentar demais e desmanchar. Pincele os croissant´s e leve ao forno a 200º até dourarem a seu gosto. Pode-se colocar varios recheios.

bolo de cenoura da DÊ


Andava eu á procura de uma receita de bolo para microondas quando encontrei esta receita aqui .
Lá tem duas receitas, uma para o microondas e outra para o forno, andava á procura de uma receita para microondas, mas ainda não foi desta que experimentei, pois acabei por fazer no forno.
Faz-se assim : 3 cenouras médias;3 ovos;1 chavena chá de óleo;1,5 chavena de chá de açucar;3 chavenas chá de farinha de trigo( use farinha com fermento ou então acrescente 1 colher de sopa de fermento).
Bata bem no liquidificador as cenouras, os ovos, o óleo e o açucar. reserve.
Ligue o forno para pre-aquecer a 180º. Numa bacia, coloque a farinha, acrescente a mistura de cenoura e misture bem, até ficar uma massa homogénia.
Em seguida, coloque num tabuleiro previamente untado e polvilhado e leve ao forno a cozer cerca de 20 minutos. Depois desse tempo abra o forno e pique com um palito, se estiver seco está pronto !
calda - 3 c/ sopa de achocolatado;2c/ sopa de manteiga; 6c/ sopa de açucar; 7c/ sopa de leite.
Leve os ingredientes num recipiente ao lume brando, mexendo sempre. Quando se começar a ver o fundo está pronto. Coloca-se esta calda por cima do bolo ainda quente.
Se preferir cortar o bolo em quadradinhos, faça-o depois de frio.
Fica um bolo muito fofinho e humido, experimentem......

mais um.....bread


tudo o que é bom volta-se a repetir, e esta receita não é excepção,.....este é o pão do livro artisan bread e podem encontrar a receita aqui .

canja de delicias do mar e camarão


pois é já devem ter visto em muitos outros blogs esta canja, pois também eu vi e não resisti a experimentar,...., e não fiquei nada desiludida......
tirei a receitinha do blog da romy, que tem receitas muito boas.
faz-se assim: leva-se um tacho ao lume com água e azeite, quando ferver junta-se a pevide(100gr para 1l), tempera-se com sal e deixa-se cozer, um pouco antes de terminar a cozedura, junta-se o camarão e delicias do mar esfarrapadas. bate-se um ovo ou dois e coasse deixam-do cair para dentro da canja. retifica-se os temperos e está pronta a ser servida.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

leite creme queimado


Hoje já estava a preparar o jantar e apetecia-me algo diferente....pensei um pouco e surgui-me no pensamento fazer um leite creme e depois queimar com o ferro.....mas não é o de engomar!!!!!!!!
Coloquei num tachinho duas colheres de sopa de farinha maizena, juntei meio litro de leite, duas gemas,casca de limão , pau de canela e açucar a gosto. Leva-se ao lume para engrossar,mexendo sempre.
Transfere-se para uma taça, deixa-se arrefecer, polvilha-se com açucar e queima-se.

sonhosssss


No passado sábado estive a fazer rissois de camarão, sobrou-me alguma massa, e como deitar fora não se pode, porque no tempo que estamos tudo se aproveita,......juntei dois ovos e amassei bem para ficar uma massa bem lisa, juntei açucar, um pouco de canela e fritei em óleo bem quente....deixei esfriar e reguei com mel.
Uma delicia....

salsichas á braz

Agora com este tempinho de calor e de praia todas nós queremos fazer refeições rápidas e principalmente leves.....
E esta não é excepção.....fritei batatas em palitos bem finos.....fiz um refogado com cebola em meias luas, alho picado e azeite, juntei as salsichas em rodelas e deixei fritar um pouco,.....juntei depois as batatas fritas e envolvi um pouco,....,acrescentei ovos batidos com salsa picada e envolvi bem....tempera-se de sal e pimenta e .....Voilá......

domingo, 23 de agosto de 2009

arroz de marisco

As vezes apetece uma refeição quentinha para o jantar, sexta feira fui ás compras e ao passar junto das arcas dos congelados, lá estavam eles a pedir para eu os trazer, eles....os camarões claro....
Fiz-lhes a vontade e depois.....fiz um refogado com bastante cebola e um alho picado, juntei um pouco de azeite e levei ao lume para refogar. Quando começou a ganhar cor juntei um pouco de água e acrescentei um tomate maduro cortado em pedacinhos, deixei cozer um pouco e passei com a varinha. Acrescentei depois alguns filetes partidos em pedacinhos e os camarões, deixei levantar fervura e juntei o arroz, temperei com sal e pimenta e deixei cozer. Um pouco antes de desligar juntei as delicias do mar partidas em pedacinhos e servi. Polvilhei com salsa picada.

pescada á gomes sá


Mais uma refeição rápida e economica. e que dá para previamente cozer tudo, ir para a praia e quando chegar a casa é só fazer o refogado e comer, que foi mesmo isso que eu fiz. Descasquei batatas e parti em quadrados, cenouras em rodelas e levei a cozer em água e sal, juntamente com dois ovos. Depois de tudo cozido, escorri e reservei. Cozi também a pescada em água e sal e depois reservei. Fiz refogado com bastante cebola em meias luas e alho picado e azeite(bastante), deixei refogar bem e juntei as batatas, cenouras e pescada(sem pele e espinhas), envolvi bem e juntei os ovos ás rodelas, polvilhei com salsa picada e está pronto......rápido e saudável.

feijão frade com rissois


Pois é nestes dias quentes, nada apetece comer e quando o tempo é pouco ainda menos. Queremos ir para a praia, então é para o desenrrasca......Tinha uma lata de feijão frade, que escorri, polvilhei com salsa e cebola picadas e temperei com azeite e vinagre. E como rissois tenho sempre, fritei alguns de camarão. Uma refeição rapida e boa.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

bolo de banana


esta receita retirei dos petiscos e foi postada pela ddar .

leva os seguintes ingredientes: 200gr de açucar; 200gr de margarina; 4 ovos; 1c/ sopa de leite; 160gr de farinha; 2 c/ chá fermento; 6 bananas; 125 gr açucar para o caramelo.


agora o bolinho faz-se assim: fazer o caramelo e com ele barrar uma forma redonda ou tipo bolo ingles.

misture a farinha com o fermento e peneire-os em conjunto. amasse a margarina com o açucar e depois bata até obter um

creme. junte-lhes os ovos e continue a bater bem . adicione o

leite e bata mais um pouco. por ultimo, junte a farinha misturada

com o fermento aos poucos e mexa para ficar tudo ligado.

descasque as bananas, corte-as em fatias e forre com metade
delas o interior da forma sobre o caramelo. deite metade do preparado, alise. coloque as restantes bananas, verta o restante preparado, alise novamente e leve a cozer em forno médio cerca de 45 minutos. desenforme enquanto ainda está morno. como podem ver nas fotos fiz em duas versões, bolo ingles e queques. fica um bolo muito bom.




quinta-feira, 20 de agosto de 2009

embrulhos de couve


Já há muito tempo que andava para experimentar estes embrulhos, esta semana sim......
Dá-se uma fervura na couve(usei couve portuguesa), depois deixam-se arrefecer um pouco e enrolam-se as salsichas na couve, prendem-se com fio e levam-se ao lume num tacho com cebola e alho picado e um pouco de azeite. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se refogar bem. Quando começar a ficar seco junta-se tomate maduro cortado em pedaços e deixa-se terminar de cozer.
Acompanha com arroz seco.

domingo, 16 de agosto de 2009

arroz de tomate com sonhos de atum


já não fazia estes sonhos há algum tempo, ficam muito fofinhos e deliciosos.
receitinha tirada dos petiscos e postada pela lucia1 .
podem ver a receita aqui.

pão italiano


Como tudo o que é bom volta-se a repetir, cá está novamente este pão delicioso, receitinha da romy, e que também podem ver aqui a receitinha.
Faz-se assim:1 kg de farinha de trigo;2c/ sopa de açucar;1c/ sopa de sal;1 concha(medida) de óleo;1dl água morna;2 dl leite morno;1 ovo;80 gr fermento padeiro.
Coloco todos os ingredientes na cuba da mfp e seleccionar o programa massas. Quando terminar, esticar a massa com o rolo e rechear. Já experimentei vários recheios, mas o que mais gostei foi de queijo e fiambre(fatiados) e tomate e cebola(picados) temperados como para salada. Rechear e enrolar, pincelar com ovo e levar ao forno. Esta quantidade que veem na foto é só meia receita.

pasta gratinada com legumes


Mais uma receita deliciosa da revista teleculinária gold .
Descasque 500gr de cebolas novas e corte-as ao meio.
Leve ao lume uma frigideira com 2 c/ sopa de azeite, deixe aquecer e junte-lhe as cebolinhas cortadas em gomos e 1/2 copo de água. tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar durante cinco minutos, em lume brando.
Lave 500gr de tomate, corte-os em rodelas e reserve-os. Ligue o forno a 200ºc.
Coza 500gr de macarrão em água fervente temperada com sal, durante dez minutos. Escorra-o, junte-lhe 1 colher de sopa de azeite e mexa.
Coloque metade num prato de forno, também untado com azeite, cubra-o com metade da cebolada e algumas azeitonas e metade das rodelas de tomate.
De seguida, sobreponha mais camadas da restante massa, cebolada, azeitonas e tomate. Regue com um pouco de azeite.
Num recipiente á parte, bata bem 3 ovos juntamente com 1 c/ sopa de polpa de tomate e 1 dl de leite. Tempere com sal e pimenta. Espalhe o preparado anterior sobre o tomate e leve ao forno, por 20 minutos. Ao fim de dez minutos, polvilhe com queijo ralado. Sirva quente.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

bacalhau com presunto á transmontana


Mais uma receita que anda para fazer há imenso tempo....retirei de um livro que tenho, colecção de receitas tipicas de bacalhau, um livro só de receitas com bacalhau.Faz-se assim:coza 200gr de batatas em água temperada com sal; de seguida, reduza-as a puré e reserve.
Retire, com cuidado, a pele inteira ás postas de bacalhau(1 por pessoa) e eventuais espinhas. Abra-as ao meio e recheie-as com as tiras de presunto(demolhadas em água fria, durante 1 hora). depois de recheadas, cubra as postas com o puré de batata. Por cima, ponha a pele retirada e prenda com palitos. Coloque as postas numa travessa refractária, onde devem ser servidas. Para preparar o molho, deite numa caçarola pequena 60gr de manteiga, 2dl de azeite, 1 dente de alho e 200gr de tomate pelado e cortado miúdo, 1 raminho de salsa, a folha de louro e pimenta.
Regue o bacalhau com 1dl de vinho branco e adicione 2 cebolas em rodelas. Depois de o molho ferver durante 10 minutos, junte 1 colher de sopa de farinha de trigo desfeita em 0,5 dl de água fria e deixe cozer. Cubra o bacalhau com o molho preparado e leve ao forno para assar. Quando servir, pode decorar com 2 ovos cozidos, cortados muito pequenos, e um pouco de salsa picada.
Com o restante puré que sobrou, coloquei no saco pasteleiro e fiz pequenos desenhos, que depois levei ao forno para dourar. Fica uma delicia.

filetes no forno com puré e maionese


esta receita magnifica é da belinha gulosa , já fiz duas vezes e não me vou cansar de repetir.
temperar os filetes com sal, pimenta e sumo de limão....deixar 1 hora. fazer um refogado com cebola, alho picado, tomate picado, 1 folha de louro , deixar refogar e juntar os filetes. fazer um puré de batata e por num tabuleiro, juntar os filetes no meio,.....por mais puré á volta e tapar os filetes com maionese e queijo ralado, levar ao forno.

parabens ao meu maridão


novamente venho tarde , porque o meu maridão já fez anos dia 11(terça-feira), mas novamente muitos parabens e muitas felicidades, obrigada por tudo......este é o bolo fresco de pessego é uma receita sara e podem ver a receita completa aqui. fica um bolo muito fofinho e fresquinho é uma delicia.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A festinha da Maria.....


Para a festinha da Maria fiz algumas delicias, para além do bolo de aniversário,......este que está no centro da foto é o charlotte de ananás, receitinha da juliana santos, que é uma delicia,.......
Faz-se assim:base - 2 tortas de chocolate(tipo dan cake)
Recheio - 4 ovos; 0,5lt leite quente; 40 gr de maizena; 2 saquetas de gelatina de ananás.
Espelho- 1 lata de ananás; 2 folhas de gelatina; 1 saqueta de gelatina de ananás.
comece por preparar o recheio: num tachinho dissolva as 2 saquetas de gelatina no leite quente, junte a maizena(previamente dissolvida num pouco de leite) e as gemas dos ovos. misture bem e leve ao lume brando, mexendo sempre até borbulhar. Retire e deite num outro recipiente para que pare de ferver e deixe arrefecer. Convém ir mexendo, para que não solidifique.
Enquanto o creme fica a arrefecer , forre uma forma de fundo amovivel ou de aro, com fatias da torta, forre os lados e o fundo. Bata as claras em castelo firme. Assim que o creme estiver frio, misture as claras e envolva com cuidado. mal acabe de envolver, espalhe este preparado na forma, por cima da torta e alise. Leve ao frio para prender bem(apenas um pouco +/-30 min, pois assim que envolve as claras, ele começa a prender). Espalhe as rodelas de ananás por cima do semifrio, decorando a seu gosto.
Começe a preparar o espelho, desfaça a gelatina em 200ml de água quente, mexa bem e adicione 200ml de água fria. Misture e deixe arrefecer.
Demolhe as folhas de gelatina em água fria e depois derreta-as e junte-as á gelatina de ananás.
Leve esta ao frio e quando começar a prender, espalhe sobre o ananás.
Leve ao frio, para solidificar bem, de preferencia de um dia para o outro. Desenforme com cuidado, passando com uma faca pelos lados. Sirva bem fresquinho.
Experimentem que não se vão arrepender.

mais um aniversário da filhota......


E vai mais um , e já são cinco , parece que foi ontem que nasceu........
Apesar de um pouco tarde , porque ela fez anos dia 8(sábado), volto a dar-lhe os parabenssssss...
Fizemos uma pequena festa, e claro para decoração do bolo de aniversário ela escolheu a kitty.....
Fiz o bolo colchão de noiva , uma eterna delicia, recheei com o creme original da receita e cobri com chantilly, decorei com a hostia da kitty e com o saco pasteleiro fiz alguns desenhos. A receita podem tirar daqui.

bolinhos de bacalhau com arroz de tomate


Pois é de vez em quando apetece uma comidinha mais elaborada.
Como tenho o tomateiro com muitos tomates agora é tomate em tudo, é na sopa ,é no arroz,......
Desfiei o bacalhau e coloquei num pano, depois friccionei um pouco para ficar bem desfeitinho, coloquei num recipiente e acrescentei batata cozida e transformada em puré, salsa e cebola picada, e depois os ovos conforme a quantidade de massa, para não ficar muito liquido, temperei com sal e pimenta e depois foram para fritar em óleo bem quente e com a ajuda de duas colheres. acompanhei com arroz de tomate malandrinho.

salada fria de atum



Com o calor a apertar só apetece comer saladas.

Por isso fiz esta saladinha de atum fria, faço assim : descasco batatas e corto em cubos, cenouras em rodelas e feijão verde em tiras, levo tudo a cozer em água temperada com sal e a meio da cozedura acrescento ervilhas e os ovos, deixo cozer.
Depois de tudo cozido deixo arrefecer e misturo o atum e coloco os ovos ás rodelas por cima.Tempero com azeite e vinagre ou maionese.

salsichas disfarçadas com arroz de feijão e peixinhos da horta


Já estava para experimentar há muito tempo estas salsichas.
Vi esta maneira de fazer as salsichas nos petiscos, mas não sei onde. Abre-se as salsichas ao meio e tempera-se com alho e limão , deixa-se assim durante algum tempo. Entretanto arranjei o feijão verde e segui esta receita .
Fiz também o aaroz de feijão da seguinte maneira :piquei uma cebola e um dente de alho e levei ao lume para refogar com um pouco de azeite, acrescentei um pouco de água e o feijão já cozido, acrescentei a restante água para a cozedura e meti o arroz necessário, temperei com sal e deixei cozer. As salsichas passei-as por ovo batido e depois por pão ralado e levei a fritar em óleo bastante quente. experimentem fica muito bom e uma comidinha diferente.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

bolo borrachão 8


Este bolinho fiz para o aniversário de uma menina que fez oito anos.Como sempre utilizei a receita do bolo borrachão, que fica sempre uma delicia. A receita podem encontrar aqui.

bavaroise de gelatinas


Vi esta receita nos petiscos, postada pela celica, achei interessante e como estamos numa altura que só apetece coisas frescas, fiz para uma sobremesa de domingo. Cá vai a receita: 2 pacotes de gelatina(a gosto);4 ovos;1,5 dl de leite;30 c/ sopa de água.
Levar a água ao lume e quando ferver juntar os dois pacotes de gelatina e mexer. Bater as claras em castelo e no fim juntar o açucar. Misturar as gelatinas ao preparado de claras com cuidado. Numa caçarola levar as gemas e o leite previamente batidas ao lume brando até levantar fervura. Juntar ao preparado anterior e mexer com cuidado. Colocar numa forma de pudim ou em taça familiar ou individuais. Levar ao frio.

pão do livro "artisan bread"


Orá cá está o melhor pão feito por mim que comi até hoje. vi esta receita nos petiscos e não descansei enquanto não experimentei, e realmente não me arrependi.
a receita é assim: 1 c/ sopa de sal fino; 1 c/ sopa fermento; 1 kg de farinha 65; 700 ml de água morna.
a receita original é amassada á mão mas eu coloquei na mfp no programa massas e depois é que segui a receita original, ou seja, molda-se em forma oval e faz-se uns cortes em cima. pré- aquece-se o forno a 200º e coloca-se um púcaro com água a ferver para ter humidade. deixa-se levedar algum tempo antes de ir ao forno. polvilha-se com farinha. fica espectacular, muito fofinho por dentro e estaladiço por fora......

domingo, 2 de agosto de 2009

feijoada


Não é o prato mais apetecido nesta altura , mas como o tempo arrefeceu , fiz o gosto ao estomago.....
Coloquei o entrecosto e a orelha de porco em vinha de alho, ou seja, vinho tinto, sal, louro e alho, de um dia para o outro. Coloquei a dobrada a cozer na panela de pressão , cerca de 25 minutos.
No dia seguinte cozi o entrecosto com a orelha de porco cerca de uma hora e depois acrescentei a morcela e o chouriço de carne.
Retirei a carne e coloquei-a a arrefecer. Fiz um refogado com cebola e alho picados, deixei apurar bem e juntei dois tomates maduros, acrescentei um pouco de água da cozedura das carnes e passei com a varinha magica. Depois juntei cenoura cortada em rodelas, o entrecosto , a dobrada e a orelha partidos em pedacinhos,a chouriça e a morcela também em rodelas, deixei tomar gosto e juntei o feijão já cozido, coloquei duas folhas de louro e deixei apurar mais um pouco. Temperei com sal e pimenta e desliguei. Acompanha com arroz branco.

salada encantada


Mais uma refeição com 100% de invenção mas também com 100% de delicia......
Tinha no frigirifico , meia meloa, meio pepino, um tomate, um queijo fresco e duas latas de atum.....ou seja não dá para nada....
cozi massa cotovelos e juntei todos os outros ingredientes cortados em pedacinhos e o atum meio desfeito e temperei com azeite e vinagre.....uma delicia...experimentem..

carne estufada com ervilhas e puré


Levei um tacho ao lume com cebola picada, alho picado, um pouco de azeite e uma folha de louro. Deixei apurar um pouco e juntei a carne partida em cubos e dois tomates maduros partidos em pedacinhos, temperei com um pouco de sal e deixei estufar.
Quando a carne já estava bem tenra, juntei um pouco de água e acrescentei as ervilhas. Entretanto fiz o puré de batata , cozi as batatas, depois reduzi-as a puré juntei um pouco de manteiga e leite e algumas gotas de sumo de limão. Envolvi bem e desliguei.
Acompanha-se a carne estufada com as ervilhas com o puré de batata.

espirais com frango e espinafres


Estive a fazer rissois e sobrou-me um bocadinho de peito de frango.
Fiz uma massa inventada mas que ficou uma delicia.
Cozi a massa , escorri e reservei.
Num tacho salteei o frango partido em pedacinhos pequenos com bastante cebola cortada em meias luas e um pouco de azeite.Quando começou a ganhar cor juntei tomate maduro cortado aos bocadinhos , deixei apurar um pouco, temperei com sal e pimenta.Um pouco antes de desligar juntei algumas folhas de espinafres , mexi e deixei cozer cerca de cinco minutos. Depois juntei a massa, reguei com um pouco de leite e desliguei.
Ficou muito boa......e podemos considerar rapida e economica esta refeição.