bacalhau com presunto á transmontana


Mais uma receita que anda para fazer há imenso tempo....retirei de um livro que tenho, colecção de receitas tipicas de bacalhau, um livro só de receitas com bacalhau.Faz-se assim:coza 200gr de batatas em água temperada com sal; de seguida, reduza-as a puré e reserve.
Retire, com cuidado, a pele inteira ás postas de bacalhau(1 por pessoa) e eventuais espinhas. Abra-as ao meio e recheie-as com as tiras de presunto(demolhadas em água fria, durante 1 hora). depois de recheadas, cubra as postas com o puré de batata. Por cima, ponha a pele retirada e prenda com palitos. Coloque as postas numa travessa refractária, onde devem ser servidas. Para preparar o molho, deite numa caçarola pequena 60gr de manteiga, 2dl de azeite, 1 dente de alho e 200gr de tomate pelado e cortado miúdo, 1 raminho de salsa, a folha de louro e pimenta.
Regue o bacalhau com 1dl de vinho branco e adicione 2 cebolas em rodelas. Depois de o molho ferver durante 10 minutos, junte 1 colher de sopa de farinha de trigo desfeita em 0,5 dl de água fria e deixe cozer. Cubra o bacalhau com o molho preparado e leve ao forno para assar. Quando servir, pode decorar com 2 ovos cozidos, cortados muito pequenos, e um pouco de salsa picada.
Com o restante puré que sobrou, coloquei no saco pasteleiro e fiz pequenos desenhos, que depois levei ao forno para dourar. Fica uma delicia.

Comentários

Mensagens populares