pãezinhos para o pequeno almoço

hoje estive a dar uma arrumação nas minhas revistas de culinaria e numa delas tinha uns pãezinhos que devem ser deliciosos e por isso vou partilhar a receita......

esta receita dá para 15 a 20 pãezinhos,demora 45 minutos a serem feitos e podem ser congelados durante 30 dias......

massa base-1 dl de leite;50gr de fermento de padeiro;1,2 kg de farinha;20gr de sal;5,5 dl de agua.
aqueça o leite,retire e deixe arrefecer.junte o fermento e mexa para dissolver.adicione 200gr da farinha e envolva até obter uma massa.acrescente a farinha restante,o sal e a agua,a pouco e pouco,sem deixar de mexer.amasse bem,sovando a massa sobre uma superficie de trabalho,até obter uma massa lisa.tape a massa com um pano e deixe levedar,durante dez minutos.

agora podemos fazer com varias formas....vou colocar algumas fotos da revista....

espinhos...divida a massa em varias bolinhas de tamanho igual e forme argolas.coloque duas argolas sobrepostas e faça pequenos cortes nas extremidades da massa,com uma tesoura.

trevo...divida a massa em porções e faça bolinhas.espalme-as e, com forminhas em forma de coração,corte folhas de trevo.agrupe-as,tres a tres,unindo-as e formando as folhas dos trevos.com as aparas da massa,faça o pé.




trança...forme bolinhas de massa e ,de cada uma,faça tre
s tiras. entrelace-as, formando uma trança...........




dobrado....tenda bolinhas de massa e espalme-as.pressione no meio de cada bolinha e feche,unindo as duas partes.




cacetinho tipo frances...

tenda bolinhas de massa ,alongue-as até obter forma cilindrica e faça dois cortes superficiais,na diagonal.

gémeos.....divida a massa em porções e faça bolas.junte-as em grupos de quatro,unindo-as.polvilhe-as com sementes de sésamo.
á medida que vai fazendo os pães, coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha e leve ao congelador por quatro a cinco horas. retire, transfira para sacos próprios para congelação e reserve-os.
na hora de descongelar retire os pães do congelador, transfira-os para um tabuleiro polvilhado com farinha e deixe descongelar á temperatura ambiente. deixe levedar durante 30 minutos, num local aquecido. leve a meio do forno a 220º, durante 15 a 20 minutos. retire e sirva.


Comentários

QqCoisa disse…
Começase bem o dia :)

Registe-se grátis e faça parte do novo portal de blogs de culinária ParaCozinhar.com. Participe nos nossos concursos, inspire-se e ganhe prémios em www.paracozinhar.com !!

Mensagens populares