sexta-feira, 4 de julho de 2008

carne estufada com batata e castanhas

ter este tipo de panela sempre foi o sonho do meu marido e agora que a tem não quer que faça comida senão nela,e a comida fica super diferente,para melhor,claro..........é bom para quem gosta da verdadeira cozinha tradicional portuguesa com o seu paladar autentico!....
fiz um refogado com cebola,alho,azeite e louro, coloquei a carne partida em pequenos pedaços e deixei cozer....e depois ganhar um pouco de cor.....descasquei batatas pequenas e juntei ao estufado sem as partir,deixei cozer. temperei com sal e pimenta, e quando as batatas estavam quase cozidas juntei as castanhas e deixei cozer cerca de 5 minutos(sem mexer,senão ficam todas partidas).
tirei para uma travessa,coloquei as batatas e as castanhas em volta
e servi(como estava tudo esfomeado,não consegui tirar foto antes de começarem a comer,daí a panela estar vazia,e a travessa já a meio?????).
este tipo de panela em ferro fundido precisa de um tratamento especial para que não se estrague(ferrugem).depois de cada utilização deve-ser lavar com uma esponja e com pouco ou sem detergente,secar bem a panela e untar com um oleo sem sabor(girassol,canola,etc....)e guardar até há proxima utilização.

além desta carne estufada com batata e castanha também já fiz
rancho(nesta panela)e também ficou diferente devido á panela....
experimentem!!!!!!

2 comentários:

ameixa seca disse...

Os tripés são realmente bonitos. Não tenho mas a comida deve ficar realmente melhor. Só te falta uma cozinha tradicional com uma grande fogueira ;)

disse...

tenho duas ou 3 panelas dessas... velhas!! LOL só mesmo para enfeitar o jardim lol
acredito sim que dá outro sabor... o mesmo acontece quando usamos tachos de barro.