tarte merengada de limão


Tenho visto muitas vezes esta tarte na blogosfera e estava eu a agrupar as minhas receitas quando me deparei com a receita.....
Pus mãos á obra e fui para a cozinha fazer......
Fiz assim:
Massa- 200gr farinha, mais um pouco para polvilhar; 100gr manteiga, em nozes, mais um pouco para untar; 50gr açucar; casca ralada de um limão; 1 gema de ovo batida; 3 c/ sopa leite.
Recheio- 3 c/ sopa maizena; 300ml água fria; sumo e raspa de 2 limões; 175 gr açucar; 2 ovos, com gemas e claras separadas.
Para a massa, peneire a farinha para uma tigela, incorpore a manteiga com os dedos e junte os restantes ingredientes. Misture até obter uma massa, amasse-a levemente sobre uma superficie enfarinhada e deixe repousar 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180º e unte com manteiga uma forma de tarte em caramica resistente ao calor. Estenda a massa até ficar com 5 mm de espessura, forre a forma e pique a massa com um garfo. Forre com papel de aluminio, encha com feijões e leve a cozer no forno durante 15 minutos.
Retire do forno e reduza a temperatura para 150º.
Para o recheio, dissolva o amido de milho num pouco de água, deite a água restante numa caçarola e incorpore o sumo e a raspa dos limões e a mistura de amido. Leve ao lume até ferver, mexendo sempre, e deixe cozer 2 minutos. Retire do lume e espere que amorne.
Incorpore 5 c/ sopa de açucar e as gemas, misture e encha a tarte com o preparado obtido.
Noutra tigela, bata as claras em castelo firme, incorpore, pouco a pouco, o resto do açucar e cubra o recheio com este preparado.
Leve a cozer no forno pré-aquecido, durante 40 minutos.
Retire do forno e sirva.....
Estava delicioso, são servidas/os ?????

Comentários

Unknown disse…
Esta tarte é das minhas favoritas. Beijinhos doces
argas disse…
Gosto muito! Ficou muito bonita! bjinhos
Isabel disse…
Uma tarte que tenho de experimentar com urgência! Pois só ouço maravilhas dela! Beijinho :)
Unknown disse…
Quem dera comer uma fatia dessa deliciosa tarte...


Beijos
Luisa Alexandra disse…
Ficou com um aspecto mesmo delicioso!
ameixa seca disse…
Eu fui uma das que já fiz tarte de limão merengada e gosto muito :)

Mensagens populares