francesinha especial


esta receita foi retirada daqui. como dá uma grande quantidade de molho, faço e guardo em doses na arca congeladora,sempre que apetecer uma francesinha é só descongelar o molho e deliciar-se.....
ando há muito tempo a fazer experiencias com varias receitas de molhos e nenhuma me agradou totalmente, até encontrar esta....dá um pouco de trabalho mas o sabor compensa.
ingredientes: pão cacete ou pão de forma;fiambre;queijo;salsicha fresca ou normal;bife de vaca;mostarda q.b.;manteiga composta.
ingredientes para o molho: 3 cebolas médias;2 dentes de alho;1 folha de louro;1/2 lata de tomate pelado;2 cenouras grandes;2 kg de ossos de vaca e porco;250gr de linguiça;sal e pimenta q.b.;25 cl de vinho branco;50 cl de cerveja;óleo e azeite q.b.
preparação do molho de carne(obs.: este molho é feito em duas fases)
1ªfase- comecemos por fazer um fundo(refogado) com os ingredientes mencionados ao qual juntamos os ossos. deixa-se cozer durante, pelo menos duas horas,acrescentando água suficiente para obter um molho grosso;retiramos toda a carne dos ossos,misturamo-la com o molho e desfazemos tudo com a varinha.
2ª fase- tendo a base do molho pronta,desfazemos 200gr de farinha maizena em tres litros de água aos quais juntamos a linguiça e deixa-se cozer durante trinta minutos;acrescentamos 50cl de polpa de tomate,umas gotas de molho ingles,100gr de pimentão,5cl de aguardente velha e 5 cl de porto seco.passa-se por um coador e está pronto a servir.
preparação da francesinha especial: recheiam-se duas fatias de pão cacete ou pão de forma com manteiga composta,duas fatias de fiambre,dois bocadinhos de linguiça e meia salsicha aberta ao meio e põe-se a tostar;entretanto,frita-se um bifinho com cerca de 80gr e coloca-se dentro com duas fatias de queijo e um pouco de mostarda; por cima,dispõe-se quatro fatias de queijo,leva-se ao forno para derreter e decora-se a gosto.serve-se com molho de carne bem quente.
bom apetite!

nota:não costumo colocat tanta aguardente e vinho do porto,coloco cerca de metade,e uso manteiga normal......

Comentários

ameixa seca disse…
Francesinha é mesmo muito bom :)
Anónimo disse…
É bom e enche bastante :)
Já experimentaste por um ovo estrelado por cima? Fica lindo ^^
R.correia disse…
sim,adoro francesinha,e com este molho ainda mais...experimenta!
R.correia disse…
como não gosto muito de ovos,não costumo por,mas obrigada pela sugestão.....

Mensagens populares