domingo, 17 de agosto de 2008

o meu jantar


ora , cá em casa ao domingo á noite muito raramente se faz um jantar muito elaborado, e cá está o meu jantar de hoje......
cachorros( queijo, fiambre e salsicha) e para sobremesa, umas meloas( ainda para mais caseiras)......
simples mas sabe sempre bem...........

sopa de espinafres com grão


nunca tinha pensado colocar grão na sopa, até provar a sopa de grão da D.Manuela......
sopa para 4 pessoas: 2 batatas grandes;1 cenoura;meia cebola pequena;uma tira de pimento;sal q.b.
cortar tudo em pedaços pequenos e levar ao lume numa panela com água, até estar cozido. depois relar tudo com a varinha e meter os espinafres(q.b.)cortados em pedaços pequenos, o grão já cozido(coloquei um quarto de frasco) e alguns bagos de arroz, mexer bem e deixar cozer. depois de cozida, desligar e acrescentar um pouco de azeite.
fica com um sabor muito bom......

bolo-pudim


já há muito tempo que não fazia este bolo ou pudim.
a ultima vez que o fiz não calhou muito bem então estive um tempo sem voltar a fazer, mas desta vez sim , calhou muito bem.

ingredientes para o pudim: 4 ovos; 8 c/ sopa de açucar; 1 limão(raspa); 0,5dl leite; 1 c/ café de aroma de baunilha.

ingredientes para o bolo: 6 ovos; 300gr de açucar; 1/2 limão(raspa); 1 dl de água morna; 200gr de farinha; 2 c/ chá de fermento.

caramelo: 150gr de açucar; 1 dl água.

espalhe o caramelo no fundo de uma forma de chaminé e barre as paredes com manteiga.

prepare o pudim, misturando todos os ingredientes e reserve.

prepare agora a massa do bolo,bata as gemas com o açucar. junte a raspa do limão e a água e bata até obter um preparado cremoso. envolva a farinha com o fermento e, por fim, as claras batidas em castelo. de seguida, verta o pudim na forma e sobreponha a massa do bolo. leve ao forno, pré-aquecido, a 180º em banho maria, durante uma hora. retire o bolo e deixe arrefecer. desenforme e sirva.......

experimentem.....é muito bom.

bife com molho de cogumelos


hoje ao almoço fiz este bifinho com molho de cogumelos e de cada vez que faço acho que fica melhor........
temperei o bife com sal e alho esmagado e coloquei logo a frigideira ao lume com um pouco de manteiga, quando derreteu a manteiga coloquei o bife e deixei fritar. retirei o bife para o prato e coloquei os cogumelos, deixei fritar e ganhar um pouco de gosto e acrescentei meio pacote de natas, temperei com sal e um pouco de nóz moscada e coloquei por cima do bife. acompanhei com puré de batata.

sábado, 16 de agosto de 2008

caril de frango com coco


mais uma novidade que aprendi com a dª Manuela, e esta de se lhe tirar o chapéu..................................
comece por fazer um refogado com cebola e alho picado e um pouco de azeite, leve ao lume e coloque juntamente os pedaços de frango necessários, tempere com sal e pimenta e deixe alourar e cozer.
quando já estiver lourinho polvilhe com um pouco de caril(a gosto) e deixe terminar de cozer. encha meio copo com coco ralado e acabe de encher com leite, mexa bem e deixe tomar gosto. quando o frango estiver bem cozido acrescente o copo de leite com coco e mexa bem, para engrossar.
quando o molho estiver grossinho desligue e sirva de imediato.
acompanhei com arroz de alho.
arroz de alho: pique um dente de alho médio, junte um pouco de azeite e leve ao lume para dourar, não deixe queimar, acrescente o arroz necessário, mexa bem e deixe fritar um pouco mexendo sempre. acrescente depois a água necessária para cozer o arroz, tempere com sal e deixe terminar de cozer. desta maneira o arroz fica sempre soltinho e sequinho.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

tagliettelle com marisco na cataplana


começo por dizer que comi por dois,estava tão bom que não resisti a repetir........
picar um alho,colocar na cataplana,juntar um pouco de azeite e os camarões( q.b.) e levar ao lume para refogar,o lume não deve ser muito quente. depois juntar uma colher de sopa de polpa de tomate e deixar cozer mais um pouco.cortar quatro delicias do mar em pedaços e um centro de lagosta em rodelas e juntar aos camarões,temperar com sal e pimenta e voltar ao lume....entretanto coloca-se o tagliettelle a cozer em água com sal durante seis minutos(usei massa fresca),escorre-se e junta-se ao marisco que está na cataplana.envolve-se bem,junta-se meio pacote de natas e igual quantidade de leite e vai ao lume,mexendo sempre até estar um molho grosso.....agora é só servir.......experimentem.....mas tenham cuidado sempre que abram a cataplana,porque ela liberta vapores que podem causar queimaduras........!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

maçã assada


uma sobremesa saudavel.......
começo por retirar o caroço da maçã,depois com uma faca dou um golpe superficial em toda a volta da maçã,passo a maçã por água e coloco-a numa assadeira. coloco um pouco de água no fundo,polvilho a maçã com um pouco de açucar e salpico com um pouco de vinho do porto.levo ao forno até estar assada e bem douradinha....

ervilhas com tomate e ovos escalfados


ora aqui está um prato rápido,simples mas não menos bom que qualquer outro......
fiz um refogado com cebola e azeite,levei ao lume para estalar e depois adicionar tomate maduro cortado em pedacinhos,deixar refogar um pouco e acrescentar as ervilhas. temperar com sal e um pouco de pimenta e deixar cozer......quando estiver a meio da cozedura, colocar os ovos e deixar cozer,tapando o tacho com o testo......quando os ovos estiverem cozidinhos,está pronto!....
acompanhei com um pouco de arroz..................

blog em destaque



e cá estou eu em destaque ,aqui ,muito obrigada pela preferencia......

aproveito para agradecer a todos os que me visitam e que deixam o seu comentário,porque sem eles isto não seria um blog mas sim um livro de receitas.....obrigada a todos.....bj

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

petisco 2 !!!!!!!


mais uma vez enquanto esperava que o jantar fica-se pronto fiz um novo petisco. cortei pão em fatias,coloquei fiambre,depois cortei tomate e cebola em pedacinhos pequeninos e temperei com azeite,coloquei por cima do fiambre e tapei com uma fatia de queijo. levei ao forno para gratinar e depois desapareceram num instante........!!!!

migas de bacalhau com espinafres


ingredientes para 4 pessoas-1 cebola pequena;2 dentes de alho;50 ml de azeite;2 embalagens de migas de bacalhau demolhadas;1 molho de espinafres;400 gr de pão;100 gr de queijo ralado;sal e leite q.b.
leve a cebola e os alhos picados a refogar no azeite até amolecerem. junte as migas de bacalhau demolhadas e escorridas e os espinafres picados grosseiramente. parta o pão em pedaços,demolhe-os num pouco de leite e adicione ao preparado de bacalhau. misture bem e deixe cozinhar,mexendo sempre,durante 10 minutos. rectifique os temperos e coloque o preparado numa travessa refractária, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar,sirva.
adorei este prato,nunca tinha provado e agora ficou aprovado.......

massa de salsichas


quando estive de férias comi esta massa feita pela dªManuela, e adorei, faz-se num instante e é muito boa.
Faz-se um refogado com cebola picada e azeite, quando começar a ficar douradinho acrescenta-se um pouco polpa de tomate e deixa-se refogar......junta-se um pouco de água e alguns pedacinhos de chouriça(juntei chouriça de vinho), deixa-se cozer cerca de 5 minutos. Acrescenta-se agua necessaria para cozer a massa e mete-se a massa, tempera-se com sal e deixa-se cozer cerca de 10 minutos. A meio da cozedura mete-se salsichas partidas em fatias, não muito finas, e deixa-se acabar de cozer.......depois é só lamber os beiços.....lol..
experimentem..................................

terça-feira, 12 de agosto de 2008

medalhões de pescada gratinados com legumes


retirei esta receita da teleculinária gold,aliás tenho retirado muitas receitas boas desta mesma revista.......
ingredientes para 4 pessoas: 800gr de medalhões de pescada;3 dentes de alho;sumo de 1 limão;0,5 dl de vinho branco;sal e pimenta q.b.;1 cebola;1/2 molho de coentros;1 folha de louro;400gr de bróculos;400gr de couve-flor;1 cenoura grande;1 pacote de 500ml de béchamel;4 gemas;queijo ralado q.b.


tempere os madalhões de pescada com os dentes de alho picados,osumo de limão,o vinho,sal e pimenta e deixe repousar 30 minutos no frio. coza depois o peixe em água juntamente com a marinada,a cebola descascada e cortada grosseiramente,os coentros e a folha de louro. coza também os bróculos e a couve flor á parte em água temperada de sal. descasque a cenoura, rale-a e deite-a para uma tigela. junte o molho béchamel á cenoura,.......,adicione também as gemas e misture bem. disponha os bróculos e a couve-flor num pirex,....,coloque os medalhões de pescada escorridos por cima,.....,e regue com o preparado do béchamel. polvilhe com o queijo e leve ao forno pré-aquecido a 180º até ficar douradinho. retire e sirva de imediato.

fica espectacular......experimentem!!!!.......

petisco!!!!!!!


tinha um bocadinho de baguete a ficar duro e enquanto o jantar ainda não estava pronto fiz este petisco......cortei a baguete em fatias,coloquei uma fatia de fiambre,uma fatia de tomate madurinho,uma fatia de queijo e polvilhei com oregãos,levei ao forno para derreter o queijo e já está....depois foi só saborear esta mistura de sabores.....e estava delicioso......!

arroz de atum


quando estive de ferias comi uma vez arroz de atum e agora vi esta receita que é da meialua e decidi experimentar.....
tinha-me sobrado um pouco de arroz ,aqueci um pouco e misturei 2 latas de atum,mexi bem para envolver e já está o almoço pronto.....até a minha filha adorou.......ideal para uma refeição rápida e economica.....

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

canja de galinha


adoro canja mas tem que ser assim:
coloco água numa panela e levo ao lume,quando ferver coloco uma moela,um coração e uma parte do frango com ossos,tempero com sal e junto uma cenoura raspada,deixo cozer......

depois retiro o frango e deixo arrefecer,acrescento água necessaria e meto a pevide,mexo e deixo cozer. quando o frango estiver morno,parto em pedacinhos e junto á canja....rectifico os temperos e está pronta a servir...........bom apetite!!!

entrecosto estufado


nunca tinha feito entrecosto assim desta maneira,sempre fiz temperado com vinho e assado no forno, mas estive de férias e aprendi com a dª Manuela a fazer assim.....agora que terminaram as férias decidi experimentar a fazer assim o entrecosto......
ingredientes: entrecosto q.b.;1 cebola grande;2 dentes de alho;azeite q.b.;1 colher de sopa de pimentão ou colorau;polpa de tomate q.b.;sal e pimenta.......
corta-se a cebola em meias luas, pica-se os alhos e refoga-se no azeite. quando a cebola ficar loira coloca-se o entrecosto fatiado osso a osso, tempera-se com sal e pimenta e deixa-se ganhar um pouco de cor. Depois polvilha-se com o pimentão, mexe-se muito bem e coloca-se também a polpa de tomate.....deixa-se cozer bem mas sem se desfazer........acompanhei com salada de feijão verde......

domingo, 10 de agosto de 2008

bolo de iogurte "diferente"


tinha no frigorifico pessego e ananás em calda,mas queria fazer um bolo de iogurte porque o meu marido adora,então fiz assim: bati 3 ovos inteiros com um iogurte de tutti fruti,1,5 iogurtes de açucar;1 iogurte de óleo;3 iogurtes de farinha,uma colher de sobremesa de fermento.....coloquei na picadora duas rodelas de ananás e uma metade de pessego,triturei e misturei a massa do bolo.barrei a forma com manteiga e polvilhei com açucar.coloquei pedaços de ananás no fundo da forma e verti o preparado....levei ao forno para cozer.....fica molhadinho e muito bom.....

4º aniversario da maria joão



fiz também estas espetadas de fruta com chocolate e um semifrio:bate-se um pacote de mousse de chocolate e dois pacotes de natas(á parte)com tres colheres de sopa de açucar.faz-se um pão de ló ou usa-se de compra.....corta-se em fatias finas.numa taça coloca-se uma camada de mousse,cobre-se com fatias de pão de ló,tapa-se com natas,volta-se a cobrir com fatias de pão de ló,mais uma camada de mousse,e sempre assim até terminar......vai ao frio de um dia para o outro( se possivel),fica muito bom e fresquinho......

4º aniversario da maria joão





fiz também estes coquinhos.....muito faceis de fazer,200gr de coco,150gr de açucar,3 ovos inteiros e sumo de meio limão,misturar tudo muito bem,colocar nas forminhas de papel e levar ao forno......fiz também um bolo de chocolate,nunca pode faltar nas festas cá de casa,e tem a receita noutro topico atrás....

4º aniversario da maria joão


no dia 8 de agosto a minha filha comemorou o 4º aniversario e fiz uma pequena festa só para a familia(cerca de 15 pessoas),como foi só no final de jantar fiz apenas algumas sobremesas e frutas......
fiz um pequeno bolo de aniversário com o tema kitty,fiz o bolo colchão de noiva da nari com recheio de creme e coberto com chantily,decorado com uma placa de hóstia e morangos de gomas. decorei a sala com alguns balões,tudo muito simples mas ela adorou.......

francesinha especial


esta receita foi retirada daqui. como dá uma grande quantidade de molho, faço e guardo em doses na arca congeladora,sempre que apetecer uma francesinha é só descongelar o molho e deliciar-se.....
ando há muito tempo a fazer experiencias com varias receitas de molhos e nenhuma me agradou totalmente, até encontrar esta....dá um pouco de trabalho mas o sabor compensa.
ingredientes: pão cacete ou pão de forma;fiambre;queijo;salsicha fresca ou normal;bife de vaca;mostarda q.b.;manteiga composta.
ingredientes para o molho: 3 cebolas médias;2 dentes de alho;1 folha de louro;1/2 lata de tomate pelado;2 cenouras grandes;2 kg de ossos de vaca e porco;250gr de linguiça;sal e pimenta q.b.;25 cl de vinho branco;50 cl de cerveja;óleo e azeite q.b.
preparação do molho de carne(obs.: este molho é feito em duas fases)
1ªfase- comecemos por fazer um fundo(refogado) com os ingredientes mencionados ao qual juntamos os ossos. deixa-se cozer durante, pelo menos duas horas,acrescentando água suficiente para obter um molho grosso;retiramos toda a carne dos ossos,misturamo-la com o molho e desfazemos tudo com a varinha.
2ª fase- tendo a base do molho pronta,desfazemos 200gr de farinha maizena em tres litros de água aos quais juntamos a linguiça e deixa-se cozer durante trinta minutos;acrescentamos 50cl de polpa de tomate,umas gotas de molho ingles,100gr de pimentão,5cl de aguardente velha e 5 cl de porto seco.passa-se por um coador e está pronto a servir.
preparação da francesinha especial: recheiam-se duas fatias de pão cacete ou pão de forma com manteiga composta,duas fatias de fiambre,dois bocadinhos de linguiça e meia salsicha aberta ao meio e põe-se a tostar;entretanto,frita-se um bifinho com cerca de 80gr e coloca-se dentro com duas fatias de queijo e um pouco de mostarda; por cima,dispõe-se quatro fatias de queijo,leva-se ao forno para derreter e decora-se a gosto.serve-se com molho de carne bem quente.
bom apetite!

nota:não costumo colocat tanta aguardente e vinho do porto,coloco cerca de metade,e uso manteiga normal......

tortelloni alla carne


já tinha experimentado estas massas uma vez mas com recheio de espinafres e não fiquei a gostar nada,era muito forte......mas agora vi estas com recheio de carne e experimentei......
é muito facil de confeccionar,coze-se a massa em água com sal durante cerca de 5 minutos. como não queria comer só a triste massa fiz um refogado com cebola em meias luas e azeite e deixei aloirar. juntei tomate maduro,pimento em tirinhas e uma lata de rebentos de soja,deixei cozer e apurar bem.....coloquei a massa no prato e coloquei este refogado por cima......ficou delicioso.....e faz-se em muito pouco tempo!!!!!!!!!!

salada de tomate com queijo fresco


vi no blog da boca doce uma saladinha com tomate e mozarela,mas com não tinha mozarela e tinha queijo fresco,decidi substituir e experimentar.....e não é que ficou muito bom....ideal para aqueles dias de calor,que teimam em não chegar.....experimentem....

almondegas com massa


tenho sempre almondegas congeladas,mas já estufadas e com molhinho, e quando surge um emprevisto ou uma refeição com mais pressa,faço almondegas.....desta vez acompanhei com massa esparguetti.muito facil é só cozer a massa com agua e sal durante cerca de dez minutos, depois escorrer e passar a massa por um pouco de manteiga. depois é só servir com o acompanhamento.
a receita das almondegas está noutro tópico mais atrás.....
bom apetite................................

coelho com mostarda


esta receita foi tirada da revista teleculinária gold.fiquei um pouco reticente com esta receita porque sempre fiz o coelho temperado com vinho e esta receita é com mostarda...mas fiquei a gostar desta versão......

ingredientes: 1 coelho;2 c/ sopa de mostarda;2 c/ sopa de azeite;1 cenoura em rodelas;250 gr de cebolinhas;2 dentes de alho;1 folha de louro;sal e pimenta q.b.;1 dl de natas.


corte o coelho em pedaços de tamanho igual e barre-os com a mostarda,espalhando-a bem.reserve.....aloure os pedaços de coelho num tacho com o azeite quente, até ficarem douradinhos. junte-lhes depois as rodelas de cenoura.adicione de seguida as cebolinhas, os dentes de alho esmagados,a folha de louro e 1 dl de água. tempere com sal e pimenta. tape e deixe cozinhar por 40 minutos. quando faltarem cinco minutos para o final da cozedura, acrescente mais água, se necessário,junte as natas e deixe ferver. transfira para uma travessa e sirva logo. acompanhei com tomate cortado aos gomos e arroz.....

fim das férias........

já voltei das merecidas férias.....logo á tarde já vou postar algumas receitas e colocar em lista de espera algumas novidades.....aguardem....obrigada pelas vossas visitas e comentários ao meu blog.....