sexta-feira, 29 de maio de 2009

couve salteada


tinha muita couve coração em casa e para não se estragarem decidi fazer este acompanhamento delicioso.
cozi a couve em água e sal. depois deixei arrefecer e cortei em pedaços grandes. levei ao lume azeite com bastante alho picado e salteei a couve, antes de desligar salpiquei com algumas gotas de vinagre.

lulas á americana


vi esta receita no blog da anna e desde logo fiquei com água na boca e realmente não me enganei.
cortar as lulas ás rodelas e alourar num fio de azeite, juntar cebola picada e alhos esmagados. deixar cozer um pouco.
polvilhar com 1 colher de sopa de farinha e envolver bem. juntar polpa de tomate e regar com cerca de 1,5 dl de vinho branco e temperar com sal e pimenta.
tapar o tacho e deixar ferver em lume brando até as lulas ficarem macias. mesmo no fim juntar um pouco de natas e envolver bem. polvilhar com salsa picada. acompanhar com batata frita.
experimentem fica uma delicia.

domingo, 24 de maio de 2009

canja diferente


ora cá está uma canja bastante diferente do normal, mas não menos boa.....faz-se assim: leva-se água ao lume com frango (neste caso usei frango caseiro), uma cebola inteira, cenoura descascada e inteira( usei tres cenouras),chouriço( usei um chouriço corrente e um de carne) e um pouco de sal. deixa-se cozer bem e retira-se o frango para desfazer, acrescenta-se pevide necessária e deixa-se terminar de cozer. rectifica-se de sal e está pronta....fica muito boa.

pataniscas de peixe


tinha sobrado de uma refeição pescada cozida, e como não estamos em tempo de deitar nada fora, aproveitei para fazer umas pataniscas, e ficaram muitos boas......
coloquei farinha numa taça, juntei um pouco de leite e alguns ovos até ficar uma massa elástica, juntei depois o peixe desfeito e sem espinhas e peles, um pouco de salsa e cebola picada e depois temperei com um pouco de sal. levei ao lume a fritar em óleo bem quente até estarem fritas e douradinhas......experimentem, ficam uma delicia.

salmão frito com batata a murro




fiz pela primeira vez salmão frito e para acompanhar uma batatas novas cozidas.

temperei o salmão com sal,alho, pimenta e sumo de limão, deixei repousar algumas horas. depois passei for farinha e fritei em óleo bem quente. por fim fritei também algumas fatias de pão. depois levei água ao lume e quando ferveu juntei as batatas com a casca e muito bem lavadas, temperei de sal e deixei cozer. depois de cozidas escorri a água e dei um murro em cada batata. coloquei muna taça grande e reguei com azeite fervido com alho, agora ....voilá....

segunda-feira, 18 de maio de 2009

bolo borrachão, novamente.....

mais uma vez utilizei como base o bolo borrachão para depois cobrir com natas batidas e decorar com frutas.....como podem ver decorei com morango, pessego e kiwi. a receita do bolo borrachão podem ver aqui

arroz de tomate e pimento com pataniscas...


ora cá está mais um petisco....de comer e chorar por mais...hummmmmm.
o arroz fiz assim , piquei cebola e alho, juntei azeite e deixei fritar um pouco. depois juntei o arroz necessário e o sal e deixei fritar mais um pouco. juntei os pimento cortado em pedacinhos e o tomate pelado também ele cortado em pedacinhos pequenos. juntei água necessária para terminar de cozer e deixei mais cerca de cinco minutos.
para as pataniscas, coloquei um pouco de farinha numa taça, juntei ovos e leite necessario para fazer uma pasta, juntei bacalhau cru e sem peles e espinhas, desfiado, salsa e cebola picada e mexi bem. depois temperei com sal e pimenta e levei ao lume a fritar numa frigideira com bastante óleo. depois foi só comerrrrrrr. espero que gostem.