quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Vamos ser solidarios.......

Mesmo não tendo, podes passar a quem tenha a máquina de café Nespresso

Venho solicitar a vossa ajuda para um novo 'projecto' com as crianças do IPO.Pretendemos recordar a importância de reaproveitarmos os materiais a custo zero com uma actividade criativa. Um dos objectivos é fazer uma árvore de Natal. Vamos fazer esculturas com cápsulas Nespresso usadas /recicladas! Juntem as vossas cápsulas usadas num saco ou caixa.
Para este trabalho também aceitamos telas de qualquer tamanho.
Os sacos podem ser deixados na Acreditar (Rua do IPO), enviados em cx próprias dos CTT, ou acordar comigo o modo de entrega.Obrigado a todos.

Contactos:Pedro Bello bello.pedro@hotmail.comtelemóvel: +351 916852874 ou
ACREDITAR A/C Filipa Carvalho Rua Prof. Lima Basto, 73 1070-210 LISBOA Tlfn: + 351 217 221 150 E-mail:fc@acreditar.pt

PS: Felizmente, a maioria de vós não sabe o que é o dia a dia de uma criança com cancro e, estou a pedir pouco mais do que nada para as distrair. Divulguem sff.
Partilhar é um dom.

pão de ló alfeizerão/ovos moles


Estamos a chegar ao natal, e como costumo fazer pão de ló para vender, tenho que começar a fazer experiencias para de ano para ano poder melhorar os meus produtos.
Ingredientes : 60gr farinha; 2 ovos; 120gr açucar; 8 gemas; manteiga q.b.
Ligue o forno a 220º. peneire a farinha duas ou tres vezes. Junte os ovos com o açucar e bata até obter um creme esbranquiçado. Misture as gemas com um garfo, passe por um passador e junte ao preparado anterior. Bata, durante cerca de 10 minutos, com a batedeira electrica e envolva depois a farinha peneirada. Unte uma forma com manteiga e forre-a com papel-manteiga também untado. Verta a massa, cubra com outra folha e leve ao forno, durante aproximadamente 15 minutos. Verifique a cozedura, retire,desenforme e sirva frio.
O tempo de cozedura depende se gostam mais ou menos liquido....
Fica uma delicia, foi todo no mesmo dia.......

terça-feira, 27 de outubro de 2009

doce de chila ou gila


Este ano ando um pouco mais virada para as compotas e conservas de fruta. A minha tia para além da abobora bolina/menina, deu-me também duas chilas....
Cheguei a casa meti uma dentro de um saco, fechei e atirei com ela para o chão varias vezes e com toda a força, mesmo para aliviar o stress...,depois retirei para fora do saco, retirei as pevides pretas e uma espinha,parece uma espinha de peixe,que atravessa toda a chila. Retirei depois a casca e parti em pedacinhos o mais pequeninos possivel, não se esqueçam que não se pode usar nenhum utensilio de metal, daí atirar com ela para o chão para se partir em pedacinhos pequenos.
Coloca-se a polpa da chila num tacho e cobre-se com açucar, metade do peso da polpa de chila, deixa-se ficar assim de um dia para o outro.
No dia seguinte leva-se o tacho ao lume, acrescenta-se dois paus de canela e deixa-se cozer lentamente para a agua se ir evaporando e começar a ganhar ponto.
Quando se começa a mexer e abre-se uma estrada no fundo do tacho, está pronto.
Transfere-se o doce para frascos, bem limpos, que depois de bem tapados se colocam com a tampa para baixo até ficarem frios.
Fica um optimo doce.....

tarte de carne de vaca


Mais uma vez, uma tarte para poder aproveitar uns pedacinhos de carne que sobraram no dia anterior.
A receita base retirei do blog da bombokita, a mesma receita que utilizei para fazer a tarte de coelho.
Forrei uma tarteira com massa folhada e reservei....
Depois fiz um refogado com cebola e azeite, juntei os cogumelos, alho frances fatiado e algumas ervilhas que também tinham sobrado, deixei refogar um pouco e acrescentei a carne partida em pedacinhos, deixei cozinhar um pouco. Coloca-se depois este preparado na tarteira por cima da massa folhada, espalha-se bem.
Batem-se depois 4 ovos, com um pouco de sal e pimenta e cobre-se todo o recheio. Polvilha-se com queijo ralado e vai ao forno para terminar de cozer.....
Mais uma vez estava uma delicia.....

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

biscoitos de canela e erva doce


Mais uma receita deliciosa que encontrei quando anda a cuscar na blogosfera, esta encontrei aqui, no blog da minha amiga sónia....
Ingredientes: 300gr farinha; 1 ovo;100gr açucar; 180 gr margarina; 1 c/ chá erva doce; 2 c/ chá canela em pó.
Bater todos os ingredientes até formar uma massa lisa. Moldar e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 15 a 20 minutos.
Experimentem ficam optimas!!!!!!

baguete rustica


Mais uma receitinha de pão super deliciosa, retirei do blog da seruga e podem ver aqui .
ingredientes : 515 gr farinha t55; 1 cubo fermento fresco; 1 c/ sopa açucar; 1 c/ chá sal; 1 c/ sopa azeite; 140 ml leite; 180 ml água morna.
Colocar na cuba da mfp os ingredientes liquidos e depois os secos, programar "massas".
Quando terminar, retirar a massa e colocar numa bancada enfarinhada. Dividir a massa em duas partes . Moldar a gosto.
Ligar o forno a 220º colocar um recipiente com água dentro do forno e levar o pão a cozer cerca de 20 minutos.
Antes da massa ir para o forno levedar 30 minutos....
Fica uma delicia, fofinho e .....sem palavras....

domingo, 25 de outubro de 2009

lulas recheadas

Quase todas as semanas faço lulas, mas tento variar, para não ser sempre a mesma coisa, a minha filha mais velha quando ve as lulas a descongelar, parece que ve o melhor manjar do mundo, e se a deixar como mais do que nós, ela gosta mesmo......
O grande problema das lulas é que depois de cozinhadas parece que desaparecem, ficam minimas....então desta vez fiz recheadas, porque assim não diminuem tanto,.....
Fiz um refogado com cebola, alho e um pouco de azeite, deixei ferver e juntei os tentaculos das lulas e um pouco de miolo de camarão, temperei com sal, pimenta e um pouco de polpa de tomate, deixei cozer.
Quando já estava tudo bem tenro, juntei algumas delicias do mar, partidas bem pequeninas e desliguei. Recheei as lulas cruas com este preparado e prendi com a ajuda de um palito.
Aproveitando o mesmo tacho que fiz o recheio, coloquei um pouco de cebola, alho e um pouco de azeite, deixei ganhar um pouco de cor e acrescentei polpa de tomate e um pouco de água, temperei com sal e pimenta e juntei as lulas. Deixei cozer lentamente até o molho ficar grosso e as lulas com um pouco de cor. Juntei alguns cogumelos, deixei cozer cinco minutos e servi....
Acompanhei com puré de batata e grelos salteados em azeite e alho.
Estava uma delicia......e a filhota adorou......

queijadinhas

Agora com o tempo mais frio, começa a apetecer mais vezes um chazinho bem quentinho e a acompanhar, claro, uns docinhos, desta vez fiz queijadinhas, e estavam uma delicia.......
Ingredientes : 500 gr de açucar; 4 ovos; 1 lt leite; 200gr farinha; 2 c/ sopa manteiga derretida; raspa de 1 limão; canela em pó q.b.; 1 calice de vinho do porto.
Juntam-se todos os ingredientes e coloca-se em forminhas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha. Leva-se ao forno até estarem cozidas e douradinhas.

Quando prontas, polvilha-se com canela e colocam-se em forminhas de papel plisado.


Ficam muito boas, com aquele aroma de vinho do porto....
Experimentem e digam alguma coisa.....

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

doce de abobora com e sem nozes

Esta semana a minha tia deu-me 7kg de abobora menina, guardei metade no congelador para utilizar na quadra natalicia e fiz doce com a outra metade. Deixei ficar a abobora partida em pedacinhos de um dia para o outro com o açucar, tinha 3,5 kg de abobora e 1,5 kg de açucar.
No dia seguinte, coloquei ao lume, juntei dois paus de canela e uma casca de limão, deixei ferver, até a abobora se começar a desfazer, retirei a casca do limão e deixei terminar de cozer, mexendo de vez em quando.


Quando a abobora ficou desfeita e já sem água, reduzi o lume e começei a mexer mais vezes até ficar um creme espesso( depende do gosto de cada um), desliguei e retirei metade do doce para frascos. Na outra metade que ficou na panela, juntei miolo de nozes em pedacinhos, mexi, e transferi também para frascos.Coloquei os frascos com a tampa para vai até ficarem frios, assim ficam esterilizados e o doce não se estraga.


Como podem ver na foto deu 4 frascos, 3 de 750 gr e 1 de 250 gr.......

Aqui podem ver dentro dos frascos os pedacinhos das nozes......
Ficou uma delicia........
Bj e bom fim de semana.....

carne de vaca estufada com cogumelos, cenoura e ervilhas


Uma comidinha simples mas deliciosa,....., optima para este tempo,..,uma comidinha quentinha.....
Leva-se ao tacho ao lume com cebola e alho picados, um pouco de azeite, deixa-se refogar e junta-se a carne cortada em pedaços, um pouco de sal e pimenta e uma folha de louro. Deixa-se refogar em lume brando de modo a ir ganhando cor. Junta-se depois um pouco de polpa de tomate e termonar de cozer. Acrescenta-se as ervilhas,a cenoura em pedacinhos e os cogumelos e coze mais 10 minutos.......
Acompanhei com arroz branco.....
Fica muito bom......
Bom inicio de fim de semana.......

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

fogaça

Esta é uma receita tipica de santa maria da feira, e foi retirada do blog tertulia de sabores.
E uma receita simples de fazer e uma delicia.....agora a receitinha.....

Ingredientes:
Para o fermento
200 g Farinha T55
120 ml de água morna (utilizei 150 ml)
50 g Fermento fresco de padeiro
Para a massa
600 g de farinha T55
150 g de açúcar
10 g de sal
120 g de manteiga sem sal
3 ovos
2 g de canela em pó (+/- meia colher de café)
raspa de limão (+/- meia colher de café)
30 ml de Vinho do Porto (não está na receita original) Dissolve-se o fermento na água tépida e junta-se cerca de 200 g de farinha de trigo até se obter uma massa relativamente mole, que se deixa levedar entre 15 minutos a meia hora conforme a temperatura ambiente. Depois, adiciona-se o açúcar com a canela, o sal, os ovos, a raspa de limão, o Vinho do Porto, a manteiga e a farinha necessária para se obter uma massa um pouco mais consistente do que a do pão. (das 600 g de farinha indicadas usei apenas 550g)
Deixa-se fermentar o tempo necessário para a massa dobrar de volume.


A seguir, pega-se na massa, divide-se ao meio e molda-se cada uma das partes num rolo comprido semelhante a uma serpente, isto é, mais espesso num dos lados.
Espalma-se este rolo com a mão, ficando uma tira que se começa a enrolar pelo lado mais largo, resultando numa pirâmide.
À medida que se vão enrolando, vão-se colocando as pirâmides num tabuleiro forrado com um pano polvilhado com farinha onde voltam a crescer (entre 30 minutos e 1 hora).

Pincelam-se com ovo batido e, com uma tesoura, dão-se 4 golpes no topo da pirâmide de que resultarão as "torres do castelo".
Introduzem-se as fogaças no forno quente a (200º, o ideal era um forno de lenha, mas não tenho disso cá em casa), 15 minutos depois, tiram-se para fora, à mão, separam-se as "torres do castelo", permitindo assim que o calor penetre no interior das fogaças, cozendo-as uniformemente. Voltam ao forno para acabar de cozer.



Depois é só comer e comer e comer.......fica uma delicia com manteiga.
Quero agradecer do fundo do coração á autora do blog tertulia de sabores, porque eu adoro fogaça mas nunca tinha encontrado a receita....o meu muito obrigada......

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

o meu bacalhau


Não sei como se chama esta receita, por isso chamei-lhe assim.....
Assa-se o bacalhau na brasa, e cozem-se também batatas, cenoura e ovos com água e sal.
Depois lasca-se o bacalhau e cortam-se as batatas e cenouras em pedaços. Colocam-se numa travessa, põe-se os ovos ás rodelas por cima,...., leva-se ao lume um tacho com bastante cebola em meias luas e um dente de alho picado, com bastante azeite, deixa-se ferver e rega-se as batatas e o bacalhau, com o azeite e a cebola...
Serve-se de seguida...fica uma delicia.....

o nosso jantar de domingo.....

Ao domingo, o nosso jantar é quase sempre, umas tapas, pão e sopinha.....e este domingo não foi excepção......o 1º pratinho é queijo fresco, tomate e azeitonas.......O 2º pratinho é maçã com presunto.....
E depois a sopinha de legumes.......


É um jantar simples, mas delicioso....
Espero que tenham gostado....bj

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

tarte de coelho

Esta receita foi adaptada da receita da bombokita, tarte de frango sem natas, como não tinha frango utilizei coelho......e não é que ficou mesmo boa, até as minhas filhas gostaram.......Ingredientes: 1 base de massa folhada; frango cozido desfiado( utilizei coelho);4 ovos; sal e pimenta q.b.; 1 cenoura; bróculos q.b.(utilizei grelos);1 lata de cogumelos pequena; queijo mo zzarela ralado; cebola; azeite q.b.;bacon q.b.(não pus).

Começe por cozer os legumes em água e sal.
Assim que estiverem cozidos, escorrem-se e cortam-se em bocadinhos pequeninos. Faz-se um refogado de cebola e azeite e junta-se os pedacinhos de bacon até alourar, de seguida os cogumelos, depois o frango(coelho) e os legumes, e deixa-se cozinhar um pouco.
Acrescentar um pouco de vinho branco e polpa de tomate só para ficar mais cremoso.
Depois de forrar uma tarteira, colocamos o recheio por cima, batemos os ovos com um pouco de sal e pimenta, rega-se o recheio todo e verifica-se se ficou tudo bem ensopadinho com o ovo.
Depois polvilha-se com queijo e vai ao forno até estar a massa folhada cozida........

Depois de cozida e bem douradinha tira-se para um prato de servir e come-se....quente ou fria é uma delicia.......

Está aprovada por todos cá em casa e para a proxima vou fazer de frango......

Obrigada e até amanha........

feveras de cebolada


Já não fazia há muito tempo esta comidinha, costumo fazer com bife ou com feveras....ficam uma delicia.
Faço assim: coloco uma camada de rodelas de cebola num tacho, coloco a carne por cima, tapo com mais cebola, alho picado,polpa de tomate, louro, cenoura ás rodelas e azeite. levo ao lume brando cerca de 1 hora, ou até a carne ficar bem tenrra......
Rectifica-se os temperos e está pronto.....
Pode-se acompanhar com arroz, batata cozida ou puré de batata.....eu acompanhei com arroz branco e saladinha de tomate com oregãos.

domingo, 18 de outubro de 2009

pudim de pão com chocolate

Andava eu a cuscubilhar alguns blogs quando me deparei com uma receita de um pudim de pão com chocolate no blog da winnie , achei muito interessante e não resisti, tive que experimentar..
É uma receita muito simples e optima para gastar sobras de pão......vai-se congelando e depois é só pão......se bem que desde que começei a fazer pão em casa nunca mais me sobrou pão....


Bem, mas chega de treta e vamos á receita : 10 fatias de pão de forma s/ codea; 120 gr de açucar; 100gr de chocolate em barra; 90 gr chocolate em pó; 4 ovos; 1 dl leite.

Corte o pão em pedaços e deite na picadora até ficar pão ralado.

Ligue o forno a 180º e barre uma forma de buraco com margarina. Deite o pão numa tigela, junte o açucar, o chocolate em pó, o leite, os ovos, batendo muito bem até que a mistura fique lisa.

Deite metade da massa na forma e por cima coloque o chocolate em barra cortado em pedacinhos. Cubra com a restante massa e leve ao forno em banho maria por 30 minutos.

Retire e deixe arrefecer um pouco no banho maria. desenforme e sirva frio.......

lasanha enrolada com salsicha


Já tinha esta receita há imenso tempo na minha lista "PARA BREVE", mas o tempo vai passando e a lista vai ficando cada vez maior e cada vez com mais páginas......infim....
Esta receita é da belinha gulosa, a quem dou os meus parabens por esta receita, que é deliciosa e todos gostaram cá em casa....
Agora o mais importante....a receita: cobrir as folhas de lasanha(usei folhas de lasanha fresca) com molho bechamel( usei de compra),depois colocar uma fatia de fiambre e uma salsicha e enrolar á volta da salsicha. Cortar em pedaços da altura da assadeira e ir colocando ao alto, até encher toda a assadeira. Depois de cheio, cobrir com um pouco de bechamel.
Fazer um refogado de tomate, com azeite, sal, calda de tomate, oregãos q.b. e colocar por cima.
colocar por cima uma camada de queijo de barra e cobrir com 1 dl de bechamel misturado com 1 pacote de natas. Polvilhar com oregãos e vai ao forno até ficar bem douradinho......
Fica uma delicia......., mas fiz uma pequena alteração, coloquei metade das folhas de lasanha com fiambre e outra metade com presunto......
Delicia das delicias.......

sábado, 17 de outubro de 2009

peras "semi" bebedas....

Apetecia-me qualquer coisa doce, mas não era bolo, nem gelado, apetecia-me algo.....

Esta semana comprei muitas peras, porque estavam em promoção, então escolhi as que tinham rabinho(pau), descasquei-as e reservei.

Levei um tacho ao lume com cerca de 1l de água e 300ml de açucar, deixei ferver e juntei as peras, polvilhei com canela em pau e deixei cozer.

Quando a água começou a evaporar, juntei um calice de vinho do porto,tinto, e deixei evaporar a restante água, mexendo as peras de vez em quando......

Deixei ferver até ficar quase um caramelo, um molho espesso.....

Servi as peras mornal e reguei com a calda.....

Estavam deliciosas......experimentem...

Desejo a todos/as um optimo fim de semana........beijinhos.

robalinho grelhado

Agora vou fazer um bocadinho de publicidade,.....,já ouviram falar destes grelos????Comprei uns robalinhos, temperei-os com sal, alho e vinho branco e deixei ficar a marinar cerca de 2 horas.....
Depois coloquei cebola ás rodelas no fundo de uma assadeira, coloquei os robalos no centro, rodeei com batatas, coloquei um pouco de polpa de tomate, um pouco de pimento em tiras e um pouco de azeite e levei ao forno......
De vez em quando mexe-se as batatas para que assem de ambos os lados....
Depois de pronto, coloquei o robalo no prato de servir e acompanhei com as batatas assadas, arroz branco e grelos.....
Dentro de cada caixa de grelos vem dois sacos de grelos.....é muito simples de se fazerem, basta retirar do congelador e colocar a saltear( eu fiz com azeite e alho)em lume lento cerca de 9 minutos.....e ficam deliciosos.......
Adorei esta refeição,....., espero que voces também...
Beijinhos.......



sexta-feira, 16 de outubro de 2009

pão bicolor


Este foi a receita que escolhi para participar na 4ª edição da world bread day 2009 .

Este é o pão do livro "Artisan Bread", foi retirado do forum dos gulosos( petiscos), e foi postada pela Carmelita.

A receita: 1 c/ sopa de sal fino;1c/ sopa de fermento seco; 1 kg de farinha T65; 700 ml de água morna.

Coloca-se a água num recipiente, junta-se o sal e a farinha e por cima o fermento, com a ajuda de uma colher de pau, junte todos os ingredientes, até formar uma bola. Deixe levedar duas horas e depois pode utilizar ou guardar no frigorifico tapado.

Se for utilizar a massa, ligue o forno a 150º e coloque um recipiente com água dentro do forno. Molde a massa numa bola e coloque num tabuleiro enfarinhado, de-lhe uns golpes e leve ao forno cerca de 25 minutos.

Esta massa dividi em duas partes e coloquei dois corantes, um em cada pedaço de massa( vermelho e azul). fiz uma rosca e fornoooooo.

Não alterou em nada o sabor do pão e ficou lindoooooo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

esparguetti com almondegas


Uma comidinha simples , mas muito deliciosa.....
Tenho sempre almondegas congeladas, quando há mais pressa ou menos tempo para pensar o que fazer para o jantar, é simples......
almondegas.....
Pois bem,..., 1 kg carne de vaca picada; sal e pimenta q.b.;1 dente de alho picado;1 ovo;1 pão demolhado em leite morno e desfeito.
Juntar muito bem todos os ingredientes e deixar tomar gosto durante cerca de meia hora. Depois formar bolinhas e passar por farinha.
Agora estão prontas para congelar ou utilizar na altura.
Para o refogado , coloco uma cebola em pedaços num tacho, junto alho picado, um pouco de azeite e deixo refogar um pouco. Acrescento um pouco de água e polpa de tomate( usei caseira), deixo cozer. Depois relo tudo com a varinha e acrescento as almondegas, tempero com um pouco de sal e pimenta e deixo cozer cerca de 45 minutos........
Pode-se acompanhar com puré de batata, batata frita, arroz ou esparguetti......
Fica uma delicia........
Nota: ao juntar o pão amolecido num pouco de leite vai tornar as almondegas mais macias e suculentas.
Obrigada e até á proxima........receita!!!!!!!

mais um premio.....

este prémio foi-me atribuido pela romy .
fico muito contente por te teres lembrado de mim...
agora vamos passar ás regras:
  1. exibir o prémio;
  2. mencionar o blog que o ofereceu;
  3. elejer 10 blogs para premiar;
  4. informar em cada blog eleito, a sua intenção.

agora a minha lista de blogs:

  1. a colmeia da abelha
  2. sónia meirinho
  3. winniepetiscos
  4. a trofa tem cozinheira
  5. seruga
  6. desastres culinarios
  7. belinha gulosa
  8. água na boca
  9. receitas da patanisca
  10. ameixinha

Não desfazendo nenhum dos outros blogs....

ATÉ BREVE!!!!!!!


morcela com batata cozida e legumes


Na semana passada a minha avó deu-me uma morcela, porque sabe que o meu marido só gosta desta qualidade de morcelas.
Andou no frigorifico, uns dias, passou o dia preto do arco iris culinario, e só quando vi uma receita de tarteletes de morcela, me lembrei que tinha uma coisa bem preta no meu frigorifico......
Cozi a morcela em água com sal.....
Cozi batata, cenoura, ovo e couve portuguesa( caseira), em água e sal......
Depois foi só regar com um pouco de azeite e vinagre e comerrrrrrrr......

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

bolo de iogurte natural


Tinha dois iogurtes no frigorifico há imenso tempo e não sabia o que lhes fazer por serem naturais.
Andei a pesquisar e encontrei uma receita aqui que me pareceu ser deliciosa e realmente não me enganei....
Ingredientes: 1 copo(200ml) iogurte natural; 1 medida(mesmo copo) de óleo de milho;4 ovos inteiros; 2 chavenas médias de farinha de trigo; 2 chavenas médias de açucar; 1 c/ sopa de fermento.
Para untar a forma e polvilhar o bolo: 1 c/ sopa de canela; 5 c/ sopa de açucar.
Bater bem no liquidificador, os ovos,o açucar, o iogurte e o óleo.
Passar para a batedeira , acrescentar a farinha e bater por aproximadamente 5 minutos.
Acrescentar o fermento e bater só para misturar.
Despejar a massa numa forma média, untada com margarina e polvilhada com o açucar e canela.
Levar ao forno pré-aquecido a 180º.
Desenformar e polvilhar a parte de cima do bolo com a sobra do açucar e canela.
Fica muito fofinho e com um sabor delicioso.......

tarte de coco


Esta receita foi retirada da embalagem do coco, já tinha esta embalagem há tanto tempo aqui em casa e nunca tinha reparado que tinha uma receita no verso,.....
É muito simples de fazer e bastante boa de ser comida.......
Ingredientes: 500gr de coco( coloquei só 400gr);3/4 chavena de açucar; 3 ovos; 50gr de manteiga; 0,5 chavena de farinha; 1,5 chavena de leite; raspa de 1 laranja.
Misturar todos os ingredientes e colocar numa forma de tarte previamente untada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºc durante 50 minutos.....
Fica com um sabor muito agradavel, devido á mistura do coco com a laranja....
Não se esqueçam,...., esta tarte não deve cozer muito, e se gostarem podem acrescentar também o sumo da laranja......
Experimentem!!!!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

feijoada de atum


Já andava há imenso tempo para experimentar esta receita, mas hoje não, amanha não, enfim, o tempo vai passando.....
Esta receita foi retirada dos petiscos, e foi postada pela sem medo.
Ingredientes: 4 latas de atum; 1 a 2 latas de feijão encarnado cozido; calda de tomate; chouriço; 1 cebola grande; azeite q.b.; sal e pimenta q.b.; vinho branco.
Pique a cebola finamente e refogue-a no azeite. Junte o chouriço cortado em pedaços mexendo sempre. De seguida o atum escorrido, adicione gotas de vinho mexendo sempre e tempere a gosto. Quando tiver tudo refogado adicione a calda de tomate e deixe apurar. Enquanto isso, lave o feijão e de seguida junte no preparado anterior. Se necessário junte um pouco de água.
Acompanhe com arroz branco e polvilhe com salsa picada.
Fica uma delicia, nem parece atum, fica com um sabor muito suave.....
Fiquem bem......

domingo, 11 de outubro de 2009

sopa cubana de feijão preto- DIA PRETO


dia preto - black day
Chegou o grande dia da cor preta......e desta vez apresento-vos uma sopinha de feijão preto....
De véspera , demolhe 150 gr de feijão preto em água abundante; escorra-o e coza-o em 2l de água.
Pique uma cebola, quatro dentes de alho, meio pimento e refogue-os em 50ml de azeite extra-virgem quente. Junte uma colher, de chá, de salsa picada e deixe cozinhar, por seis minutos em lume médio. Verta o feijão preto cozido e o respectivo caldo e junte um cubo e meio de caldo de galinha, meia colher, de chá, de orégãos secos, meia colher, de chá, de cominhos moídos, um pouco de sal e meia colher, de chá, de pimenta.
Deixe ferver e diminua o lume para o minimo. Deixe cozinhar tapado, durante cerca de 30 minutos; retire e deixe arrefecer. Triture metade da sopa e junte-a á restante. Leve novamente ao lume, até ferver e sirva.
Fica uma sopa um pouco forte, não se consegue comer mais nada, serva para uma refeição.....
Retirei esta receita da revista mulher moderna na cozinha, e diz que faz parte de uma dieta antienvelhecimento.
É uma receita facil, rende 4 porções, pode-se guardar no frigorifico durante 3 dias e pode-se congelar durante 20 dias.....
Espero que tenham gostado da minha escolha para participar no dia preto.......

sábado, 10 de outubro de 2009

francesinha cá de casa.....


Depois de fazer o pão de forma, como podem ver no post anterior, aproveitei para fazer também uma francesinha......
Fiz assim: levei ao lume uma cebola picada e um dente de alho, com um pouco de azeite. Deixei refogar um pouco e juntei uma cenoura cortada em rodelas, um pouco de polpa de tomate, um pedacinho de carne de vaca ou bife, e um pouco de água, deixei cozer cerca de 1 hora.
Depois relei tudo com a varinha magica, temperei com sal e pimenta, e juntei meia cerveja, deixei ferver e está pronto....
Se ficar um pouco fino , engrossa-se com um pouco de leite com farinha maizena.
Para a sanduiche, duas fatias de pão de forma, fiambre, queijo, salsicha e linguiça, bife , chourição e ovo.
Colocar as fatias de pão de forma a torrar um pouco, colocar fatias de fiambre, o bife, a salsicha e a linguiça grelhadas, o chourição e mais fiambre, tapa-se com a outra fatia de pão de forma e prenssa-se muito bem na torradeira.
Depois estrelar os ovos e colocar um em cima de cada sanduiche, tapar com queijo e colocar no centro de um prato.
Regar com o molho bem quente e acompanhar com batata frita.
Experimentem.......

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

pão de forma


Depois de experimentar tantos tipos de pães...faltava experimentar o famoso pão de forma,...agora já não....
A receitinha: 3,5 chavena de chá de farinha de trigo; 1 tablete de fermento biologico; 1 ovo inteiro; 0,5 chavena de chá de óleo; 0,5 c/ sopa sal; 1 c/ sopa açucar; 1,5 chavena leite morno.
Bata no liquidificador todos os ingredientes, excepto a farinha.
Virar para uma bacia, juntar a farinha e bater até ficar bem liso.
Colocar em forma de bolo ingles e deixar dobrar o volume.
Levar a assar em forno fraco.....
Fica super saboroso e muito fofinho.....

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

bacalhau com todos


O nosso fiel amigo fica bem de qualquer maneira, por isso se dizer que há 1001 maneira de o confeccionar.....
Desta vez foi com todos e para todos nós....cá em casa!!!!!
Levei um tacho ao lume e quando a água ferveu coloquei as batatas, cenouras e ovos, temperei com sal e deixei ferver....
juntei depois a hortaliça( couve portuguesa....caseira)....
Num outro tacho cozi o bacalhau e antes de desligar juntei o grão, só para aquecer.......
Agora é só compor o prato, uma posta de bacalhau, cenoura, batata, ovos, hortaliça e um pouco de grão.....
Fervi um pouco de azeite com alho e depois reguei o bacalhau.....
São servidas........

terça-feira, 6 de outubro de 2009

frango assado no forno com batata frita


Quem olha parece aqueles frangos que normalmente vamos comprar ás churrasqueiras,....,mas na verdade este foi feito em casa e no forno.
Ficou muito saboroso e com uma cor mesmo apetecivel......
Temperei o frango, depois de aberto ao meio, com sal, alho, pimentão, pimenta e bastante sumo de limão......deixei ficar cerca de 2 horas a marinar....
Depois coloquei bastante cebola no fundo de uma assadeira, coloquei o frango por cima e levei ao forno.......a gordura do frango derrete e ele assa na própria gordura,...., vai-se virando para ganhar cor de ambos os lados.
Acompanha com batata frita ou a gosto.

parabens pai e vú.......


Pois é no dia 5 de outubro para além de fazer anos de casada, o meu pai e o meu avó materno também comemoram aniversário.....quando casamos foi uma festa 3 em 1......
Quero desejar a ambos muitos parabens e muitas felicidades e que possamos comemorar os 3 em 1 durante muitos e longos anos......
Desejo-vos tudo de bom........
São os votos da filha e neta mais velha.......

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

6º aniversário de casamento(bodas de açucar)




Parece que foi ontem e já passaram 6 anos.....

Pois é faz hoje 6 anos estavamos numa linda festa, rodeados pela nossa familia e amigos......

Um casamento de sonho, um vestido lindo,uma festa linda, um marido lindo,......uma lua de mel linda,.......

Hoje seis anos depois, a familia cresceu, temos duas filhas lindas e quem sabe não cresce mais ?

A vida muda, os anos passam, mas o amor esse , cresce, floresce e dá frutos....

Amo-te e vou amar-te sempre....vou estar sempre a teu lado em todos os momentos.....porque agora somos um só.....

Temos momentos bons e menos bons mas quando há amor, amizade e compreenção tudo se resolve e supera.....

Amo-te muito meu amor.......

partilha.......



Depois de fazer a compota de cenoura...pois bem é compota em tudo e com tudo....

Um dia deste apetecia-me algo doce para tomar com o cafézinho e voilá.....uma panqueca com compota de cenoura.....também já experimentei com um ameixo de conserva e um pouco de calda....fica divinal......

Experimentem...não tenham receio fica uma delicia....

Bj e continuação de bom fim de semana prolongado....

sábado, 3 de outubro de 2009

batatas á espanhola


Mais uma da 1001 maneiras de confeccionar o nosso fiel amigo...
desta vez á espanhola.....
Faz-se assim: coloca-se uma camada de cebola ás rodelas no fundo de um tacho, um dente de alho picado e depois uma camada de batatas descascadas e partidas em rodelas não muito finas.
Coloca-se depois o bacalhau partido em pedaços por cima das batatas e tapa-se com mais uma camada de batatas....rega-se com azeite, coloca-se um raminho de salsa e uma folha de louro.
Leva-se ao lume e coloca-se um pouco de polpa de tomate.
Deixa-se cozer lentamente até as batatas começarem a desfazer-se....
Serve-se quente.....
Fica muito bom experimentem....
Obrigada a todas/os e bom fim de semana....

compota de tomate


Mais uma maneira de gastar o tomate que não param de nascer e ficar maduros rapidamente,....
Descasquei o tomate, retirei as sementes e levei ao lume num tacho. Tinha 1 kg de tomate, coloquei 600gr de açucar e 2 colheres de sopa de canela em pó, deixei cozer em lume fraco até que ao mexer , no fundo do tacho fique uma estrada.
Relei com a varinha e coloquei dentro de frascos, com a tampa para baixo até ficarem frios.....
Ideal para o lanche, pequeno almoço e até sobremesa......como vão poder ver mais há frente noutro post.....
Espero que tenham gostado.....

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

frango á maricas com arroz e salada


Depois de tanto ouvir falar no dito frango á maricas, e de ver imagens maravilhosas, sempre me decidi a experimentar....
A receita retirei dos petiscos e foi postada pela risonha, podem ver aqui....
Mas vamos ao que interessa, a receita.....
1 frango; 1 knorr de frango;1 c/ sopa de manteiga; 1 c/ sopa de pimentão; 1 limão.
Lava-se muito bem o frango e coloca-se dentro o knorr e o limão previamente picado(eu dei mesmo uns golpes ), depois derrete-se a manteiga e junta-se o pimentão.
Barra-se o exterior do frango com este molho.
Vai a assar no forno até estar cozido e dourado.
Fica uma delicia, nem precisa de sal, nem nada......