doce de chila ou gila


Este ano ando um pouco mais virada para as compotas e conservas de fruta. A minha tia para além da abobora bolina/menina, deu-me também duas chilas....
Cheguei a casa meti uma dentro de um saco, fechei e atirei com ela para o chão varias vezes e com toda a força, mesmo para aliviar o stress...,depois retirei para fora do saco, retirei as pevides pretas e uma espinha,parece uma espinha de peixe,que atravessa toda a chila. Retirei depois a casca e parti em pedacinhos o mais pequeninos possivel, não se esqueçam que não se pode usar nenhum utensilio de metal, daí atirar com ela para o chão para se partir em pedacinhos pequenos.
Coloca-se a polpa da chila num tacho e cobre-se com açucar, metade do peso da polpa de chila, deixa-se ficar assim de um dia para o outro.
No dia seguinte leva-se o tacho ao lume, acrescenta-se dois paus de canela e deixa-se cozer lentamente para a agua se ir evaporando e começar a ganhar ponto.
Quando se começa a mexer e abre-se uma estrada no fundo do tacho, está pronto.
Transfere-se o doce para frascos, bem limpos, que depois de bem tapados se colocam com a tampa para baixo até ficarem frios.
Fica um optimo doce.....

Comentários

Unknown disse…
Nunca experimentei gila. Deve ser tão bom...

Grande beijo
Catarina Santos disse…
Agora é que eu fiquei a babar... é que Doce de Gila é simplesmente o meu favorito! Gosto mesmo muito, e o teu parece-me ter ficado tão bom :)

Nunca fiz por achar ser bastante complicado, dos doces mais complicados até! Mas com a tua descrição não me pareceu assim tanto e estou decidida a experimentar! Vou procurar a abóbora adequada e depois uso o mesmo truque do saco que tu :)

Beijinhos e boa semana!!
Romy Almeida disse…
Ora aqui está um docinho muito apreciado cá em casa... é excelente para juntar em certas sobremesas :-)
Este doce deve ser uma maravilha..acho curioso não se puder utilizar nada metalico.

beijinhos (*.*)
ameixa seca disse…
Adoro doce de chila, fica tãooo bom :)
Adorei seu blog. é tudo uma grande tentação!
Aproveito para lhe informar do meu blo se quiser visitar, comentar e até que sabe tornar-se seguidora, fico à espera, será sempre bem-vinda!
http://andreia-arte.blogspot.com
Bjs e continuação de uma optima semana!
Foi um doce que nunca fiz, mas deve ficar muito bom, um dia tenho de experimentar
beijokas

Mensagens populares